A Urbe (Urbe Urbanismo Ltda.), empresa atuante no campo da arquitetura e urbanismo, foi constituída em 2005 em Lages SC. A empresa nasceu juntamente com o grupo Usina, coletivo que reúne empresas e profissionais de áreas de conhecimento complementares, relacionadas a projeto, planejamento e criação. O sistema de trabalho em coworking favorece a inspiração, a interdisciplinaridade e a colaboração entre os associados e hospedados.

A sede da empresa e do grupo foi projetada e construída pela Urbe em 2007.  Estratégias sustentáveis orientaram a proposta: a economia de meios, a flexibilidade de uso e a possível desmontagem e reimplantação, no conceito cradle to cradle. Para tanto, foram empregados estrutura pré-fabricada modulada em painéis de concreto, treliças metálicas, madeira de manejo sustentável e telha de reciclados. Os recursos naturais são otimizados pela abundante Iluminação natural, pelo armazenamento da água pluvial em cisterna e pelo aquecimento passivo. A linguagem de arquitetura ‘industrial’ e aberta traduz a identidade ‘Usina’ como sendo uma fábrica de ideias, dinâmica e contemporânea.

Nesses dez anos, a Urbe vem desenvolvendo projetos de arquitetura residenciais, comerciais e institucionais, em âmbitos diversos. Também vem realizando projetos de urbanismo, além de outras atividades, como reformas, intervenções, reabilitações e consultorias, principalmente em Santa Catarina.

Acreditamos que nossas ações em pequena escala, multiplicadas, contribuem com a renovação das matrizes estabelecidas, proporcionando a contínua qualificação do espaço habitado.



EQUIPE



Márcia Heck é Arquiteta e Urbanista (UFRGS, 1998) e Mestre em Arquitetura (PROPAR UFRGS, 2005). Sócia fundadora da Urbe (2005), trabalhou anteriormente com arquitetura efêmera. Desde 2006 vem atuando também como docente e coordenadora em cursos de Design, Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.

 

 

 

Rafael Fornari Carneiro é Arquiteto e Urbanista (UFRGS, 2004). Idealizador do Grupo Usina e sócio fundador da Urbe (2005), dedica-se também à representação junto a entidades de classe, tendo participado do IAB e do CREA SC, inclusive na transição para o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Na área de planejamento urbano, atuou junto à Prefeitura de Lages, de Anita Garibaldi e de Cerro Negro, além de ter participado da elaboração e implementação de planos diretores e planos de habitação de interesse social em alguns municípios.

 

Camila Machado Pietro é Engenheira Civil (UNIPLAC, 2016), cursando MBA em estão de obras e projetos (UNISUL). Trabalhou 4 anos em escritórios de arquitetura e urbanismo, atua  na área de desenvolvimento de projetos executivos e complementares e no acompanhamento  de execução de obras.

 

 

 

 

Augusto Almeida Celestino, é Educador Físico (UNIPLAC,2007) e Engenheiro Civil (UNIPLAC, 2016), Especialista em fisiologia do exercício (UNIPLAC, 2008) e em treinamento funcional (UFPR,2010). Trabalha a 10 anos como educador físico na área de treinamento desportivo e hoje atua como engenheiro civil na área de planejamento e execução de obras e como professor na Universidade do Planalto Catarinense nos cursos de Arquitetura e Educação física.